Como eliminar ruído do motor no som do carro

Na maioria das vezes a emissão de ruído do motor no som ocorre em carros que possuem módulo amplificador instalado no porta-malas e está relacionada a instalação, regulagem e qualidade dos aparelhos utilizados no sistema som.

ruído-do-motor-no-som-do-carro

O ruído do motor varia de acordo com a rotação do mesmo e pode ser ouvido em elementos que reproduzem freqüências médias e altas, cornetas e tweeters.

Abaixo estão listas algumas ações para eliminar o ruído do motor no som do carro:

Passagem dos cabos RCA

Os fios de alimentação (12V) e acionamento do módulo devem ser passados juntamente com o chicote de fios que leva alimentação para as lanternas e outros dispositivos elétricos instalados na traseira do carro.  Já os cabos RCA que levam o sinal de áudio até o módulo amplificador devem ser passados por caminho distante de qualquer fio de alimentação do carro, pois seu isolamento é insuficiente diante do ruído gerado pelo funcionamento do motor e do alternador.

Exemplo: Passe o fio de alimentação e o fio de acionamento pelo assoalho do lado esquerdo do carro, e os cabos RCA pelo assoalho do lado direito.

Cabo de velas supressivo

Nos carros antigos é comum eliminar o ruído do motor no som com a troca dos cabos de velas convencionais por cabos de velas supressivos.

Ajuste do ganho do módulo

Uma alternativa que pode eliminar facilmente os ruídos é reduzir o ganho do módulo amplificador. Alguns instaladores regulam o som deixando o ganho dos canais do módulo no máximo, no entanto esta não é a melhor alternativa, pois aumenta a probabilidade da ocorrência de ruídos no som, além de reduzir as possibilidades de equalização do som.

Este tipo de problema de regulagem do módulo pode ser identificado quando o volume do CD/DVD Player está no nível 10 (assumindo varia entre 0 e 50) e já é possível perceber que o som está muito alto, próximo do limite máximo. O ideal é ajustar o ganho dos canais do(s) módulo(s) para que o som atinja seu limite máximo perto do volume 40 (por exemplo), assim será possível evitar a emissão de ruídos, utilizar melhor a escala de volume e equalizar adequadamente o som do seu carro.

Aterramento do CD/DVD Player

A melhoria no aterramento do CD/DVD Player pode eliminar o ruído do motor no som de carros que tenham módulo amplificador ou não. Esta melhoria pode ser realizada acrescentando um fio de aterramento, além daquele fornecido no chicote original do carro. Para isto basta conectar uma das extremidades de um fio à lata (nas proximidades do CD/DVD Player) do carro, e conectar a outra extremidade do fio na carcaça do CD/DVD Player.

Dica: É fácil encontrar um parafuso conectado à lata do carro nas proximidades do porta-fusíveis original, então basta acoplar o fio a este parafuso e conectar a outra extremidade no CD/DVD Player. Assim não é necessário realizar nenhum furo na lata do carro.

Filtros supressores de ruídos

Como última alternativa para eliminar o ruído do motor é recomendada a instalação de um item adicional, o filtro supressor de ruídos que pode ser instalado na alimentação do CD/DVD Player ou nos cabos RCA, de acordo com o modelo escolhido.

É importante esclarecer que uma instalação bem feita, associada a equipamentos de qualidade dispensa a instalação deste tipo de filtro, contudo é compreensível que a aquisição de um filtro normalmente seja mais barata que a troca dos equipamentos de som.

Fonte:gurudasmaquinas.com.br

About these ads

Sobre senhor do som

"Senhor Do Som"
Esse post foi publicado em Som Profissional e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Como eliminar ruído do motor no som do carro

  1. marcio disse:

    muito bom,obrigado pela dica

  2. marcio leivas disse:

    muito obrigado, bom texto explicativo!!!

  3. Muito bom o post heim.. Excelente dica.. Parabéns pela paciência e por ter escrito o texto. Vou seguir essas dicas pra elimiar um barulinho chato do meu som.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s